Bem vindo ao Buzzwords. Buzzwords é o blog da 3:AM Magazine.

21/10/09: PALAVRA – Alegria da Influência

O jornal Vaia, em parceria com a livraria Palavraria, dá continuidade, neste mês de outubro, ao evento literário Palavra - Alegria da Influência. Em sua décima segunda edição, o evento contará com a presença das escritoras Maria Rezende e Martha Medeiros. O pocket show será do compositor, cantor, cineasta e escritor Rodrigo Bittencourt.

O programa promove encontros literários mensais, sempre com a presença de um escritor da nova geração (o anfitrião), e de outro, já consolidado no cenário literário e da predileção do anfitrião, para uma conversa sobre seus trabalhos e respectivas produções literárias, além de leituras de textos.

Sempre aberto ao público leitor interessado em conhecer melhor o pensamento e o trabalho dos autores convidados, o programa ainda abre espaço para um pocket show, de um músico convidado especialmente para a ocasião.

Já participaram do Palavra – Alegria da Influência os escritores Everton Behenck e Fabrício Carpinejar, Sidnei Schneider e Jorge Rein, Monique Revillion e Charles Kiefer, Laís Chaffe e Celso Gutfreind, Reginaldo Pujol Filho e Luis Fernando Veríssimo, Rodrigo Rosp e Ricardo Silvestrin, Leandro Dóro e Caio Riter, Ítalo Ogliari e Luiz Antonio de Assis Brasil, Marlon de Almeida e Maria Carpi, Reginaldo Pujol Filho e Amílcar Bettega, Luiz Horácio e Moacyr Scliar.

flyer-palavra.jpg

DIA 24 DE OUTUBRO – SÁBADO, 18h.

Pocket show: Rodrigo Bittencourt.

PALAVRARIA (RUA VASCO DA GAMA, 165 – tel. 3268-4260).

Entrada franca.

PRODUÇÃO/REALIZAÇÃO: Jornal VAIA

APOIO: Livraria PALAVRARIA

20/10/09: Joice Giacomoni lança Mizzorbitante + Outras Poesias

A escritora Joice Giacomoni lança, dia dois de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre, sua primeira obra: Mizzorbitante + Outras Poesias. O evento acontece a partir das 20hs30min.
O livro conta com 208 páginas, mesclando poemas e imagens digitalizadas. São anotações, poesias, delírios e pensamentos rítmicos.

joi-livro.jpg

Sobre a autora
Uma loira orbitante que às vezes encosta os pés na terra, mas não por muito tempo. Sempre com a cabeça na lua, pode ser vista lá pelos lados de saturno ou marte nos dias nublados. Nos de sol, foge pra seu abrigo antinuclear.
Joice é artista plástica e publicitária de formação. Arte digital, coisa e tal. Ilustrações de poesia como terapia, legal, vão pro livro.
Já faz uns cinco anos que tem se dedicado a escrever poemas e contos. Diz ela que essa atividade agora é vital, pelo contrário não dorme. Ou, se dorme, tem pesadelos.
Sem escolha, cria, pinta e borda todo santo dia, como religião. Sua temática varia de sangue, alma e morte a noitadas de sinuca ou bebedeiras, rabiscada em palavras tão simples como um tapa na cara. Essa é a Mizzorbitante: uma Joice escrita e ilustrada que pode ser apreciada nas páginas deste livro, sem moderação.

joi.jpg

O que: Lançamento livro Mizzorbitante + Outras Poesias
Editora: Pragmatha
Quando: 02/11/2009
Onde: Feira do Livro de Porto Alegre
Horário: 20hs30min.
Valor da obra: R$ 35,00
Compras: Livrarias e site www.mizzorbitante.com.br
Crédito da foto: Fabio Alt

: A vida que não vivi - Lançamento em Porto Alegre

O tempo das relações superficiais, onde se impõem o não sentir e o não pensar, a estupidez de cada dia, o espaço reservado para o nada. Esse é o tema central de A vida que não vivi, do escritor Beto Canales.

O lançamento do livro de estréia do editor do 3:AM Magazine Brasil e do portal Esquina do Escritor será dia 22 de outubro, às 19 horas, no  Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223).

Em suas narrativas, o autor relata o que tantas vezes já foi chamado de Era do Vazio: um retrato da tragédia moderna de criar uma sinistra oportunidade para a destruição da alma.

Nos 18 contos do livro, Canales mostra o cotidiano da vida que poderíamos ter vivido ou que vivemos todos os dias.

capa_livro1.jpg

Beto exercita sua literatura diariamente no blog Cinema e Bobagens, onde escreve crônicas e críticas cinematográficas.
O livro vem com o selo da Editora Multifoco e foi lançado no dia 19 de setembro, na Bienal do Livro do Rio.

Se me perguntassem hoje o que fiz até aqui, diria que gozei em muitas bocas, bati em muitas caras e destruí algumas vidas, entre elas a minha. O que esperar de alguém assim? Vivo não valho um tostão sequer. Apesar de não ser por dinheiro, é bom juntar o útil  com o inevitável.”

a-vida-que-nao-vivi-convite-lancamento.jpg

Lançamento do livro A vida que não vivi
Dia:
22 de outubro de 2009
Horário: 19 horas
Onde: Centro Cultural Erico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223, Porto Alegre).

: Lançamento de A vida que não vivi

convite-beto2_web-3.jpgAcontece dia 22 de outubro, no Centro Cultural Érico Veríssimo (rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegre) o lançamento de A vida que não vivi, de Beto Canales, editor deste site.

30/09/09: Lançamento: O Almanaque do Macho Moderno

Coletânea de crônicas sobre o tema, desenvolvida e produzida pelos Cronistas Reunidos (www.cronistasreunidos.com.br), o almanaque é o primeiro projeto editorial do coletivo, reunindo textos de oito, dos nove cronistas.

capa-livro-macho-moderno.jpg

O livro trata da descoberta de uma nova e frágil espécie recém encontrada pela ciência na natureza urbana: o Macho Moderno.

Essa espécie é o elo perdido entre o macho tradicional, que é cada vez menos avistado, e as suas variantes evolutivas, os homens atuais: “Metrosexuais”, “Ubersexuais”, os “Artistas-Intelectuais-Sensíveis”, os “Pitbulls-de-Academia” e até os “Cantores-de-Música-Brega-Romântica.

Os estudos iniciais mostraram que o Macho Moderno não possui nenhuma das aptidões do macho tradicional e muito menos as habilidades específicas dos homens atuais.

Foi esse mistério que despertou o interesse dos cronistas reunidos em estudar a fundo a questão, e apresentar suas conclusões nessa obra de bom humor e irreverência.

Sobre os Cronistas Reunidos

Os cronistas reunidos são 8 amigos que se encontram há mais de 5 anos, todas as quintas feiras, para conversar infinitamente. Nesse meio tempo eles já escreveram mais de 500 crônicas no site e plantaram algumas árvores também.

Todos os cronistas, com exceção de um, são formados em Publicidade e Propaganda, alguns na ECA (Leopoldo, Paulo, Volponi e Murilo), outros na ESPM (Kris e o Hermínio), e outros mais exagerados nas duas (Ricardo e o Rafael).

17/09/09: Lançamento do livro A Vida que Não Vivi, de Beto Canales

Dia 19 de setembro, às 17h, na Bienal do Rio, o escritor Beto Canales lança seu livro de estréia pela Editora Multifoco, A Vida que Não Vivi.

capa-a-vida-que-nao-vivi.jpg

Em suas narrativas, o autor denuncia o que tantas vezes já foi chamado Era do Vazio: o tempo das relações superficiais, onde se impõem o não-sentir e o não-pensar, a estupidez de cada dia, o espaço reservado para o nada.   Retrata a tragédia moderna de criar uma sinistra oportunidade para a destruição da alma. 

Beto Canales é gaúcho, editor do 3:AM Magazine Brasil e do portal Esquina do Escritor. Escreve crônicas e críticas cinematográficas no blog Cinema e Bobagens.Aguardem: em breve, uma grande entrevista com o autor aqui.

convite-beto-canales.jpg

O que: lançamento do livro A Vida que Não Vivi, por Beto Canales

Quando: dia 19 de setembro, às 17h.

Onde: na Bienal do Rio, pavilhão laranja, rua E, n° 27 - ao lado da sala de imprensa.

08/09/09: Mendigo S/A participa da primeira edição da Casa Cor Campinas

O Mendigo S/A participa da primeira edição da Casa Cor Campinas, que acontece no casarão da antiga Fazenda Mato Dentro, situado no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, entre os dias 28/08/2009 a 06/10/2009.

A obra do Mendigo S/A está em exposição no ambiente HISTÓRIA DO CASARÃO, onde as arquitetas Melissa Oliveira e Flávia Nogueira realizaram um trabalho de valorização da histórica e do patrimônio cultural. No corredor denominado GALERIA BURLE MARX, foram expostas obras de vários artistas para homenagear o paisagista Burle Marx.

Para a exposição, Raul e Pablo se aventuram em um passeio pelo parque, discutindo a vida e o trabalho do paisagista. Para a elaboração do roteiro, o cartunista Tietê realizou uma pesquisa sobre Burle Marx, para contar os principais acontecimentos na carreira e utilizar as passagens curiosas para criar o lado humorístico da história, sempre com o cuidado de permanecer fiel aos fatos.

mendigo-sa-exposicao.jpg

O desafio foi criar um roteiro mais longo que o de costume, pois tradicionalmente as tiras de jornais possuem três cenas, mas para a exposição foi necessário pensar em uma história maior, exigindo uma seqüência de leitura entre as tiras.

O cartunista se inspirou em dois episódios dos desenhos do Pato Donald, um que contava a Origem da Música e a outra explicava a Proporção Áurea, ambos mesclando fatos históricos, matemática e muito humor no roteiro.

Junto ao Mendigo S/A, estão trabalhos de vários artistas da escola de desenho Pandora, de Campinas. Os trabalhos são caricaturas, ilustrações, design e releituras, que completam a homenagem a Burle Marx.

05/09/09: Beco do Crime - A Coletânea

Ele desperta. Com o rápido vibrar de uma faca, com o pragmatismo de um revólver ou mesmo com o lento e prazeroso repuxar de uma corda, ele dá vazão aos seus instintos e busca concretizar seus impuros - ou puros, algumas vezes - desígnios. Sabe que deve ser mais inteligente que o mais inteligente investigador, para manter encoberto seu ato.  O sangue o desperta. Em mundos sombrios que põe a prova a razão humana, ele segue a trilha do mais perigoso e cruel predador existente. Muitas vezes, a linha divisória entre caçador e presa torna-se tênue. Ele tem ciência, entretanto, que deve ser mais inteligente que o mais inteligente dos assassinos para fazê-los pagar por seus crimes e evitar novas mortes – talvez, a sua própria.   

Em um palco, eles lutam. Em tramas repletas de reviravoltas, se confundem. Às vezes, se unem. Podem, até, se perdoar. Mas, não importa em qual situação, se completam.    Você está desafiado a acompanhar estes duelos, a desvendar estas tramas, a perder-se nos rios sinuosos e ilusórios da literatura policial, onde nada é o que parece – ou não.  Puxe uma cadeira, prepare-se para o inusitado e acomode-se. O show já vai começar. No Beco do Crime.

beco-do-crime.jpg

O que: lançamento da coletânea de contos policiais Beco do Crime.
Quando: dia 19 de setembro, às 17horas.
Onde: na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no estande do Beco do Crime (pavilhão laranja, ao lado da sala de imprensa).
Para maiores informações, acesse:
http://www.esquinadoescritor.com.br/beco_do_crime

27/08/09: LANÇAMENTO NANQUIM DESCARTÁVEL # 03

Dia 27 de outubro, quinta-feira, a partir das 19:30, acontece em São Paulo o lançamento da revista Nanquim Descartável, vencedora do Troféu HQMix 2009 como Melhor Publicação Independente de Autor.

Onde?

Na livraria HQMIX, Praça Roosevelt, 142, Centro, São Paulo

nanquim-03-ilu-conto-01-p.jpg

NANQUIM DESCARTÁVEL # 03

As calóricas aventuras de Ju e Sandra

Edição e Roteiro: Daniel Esteves

Arte: Wanderson de Souza, Mário Cau, Júlio Brilha, Laudo Ferreira, Mário César, Wagner de Souza, Carlos Eduardo e Samuel Bono.

Formato: 16 x 25 cm, 52 páginas, capa colorida, miolo P&B

Preço: R$ 6,00

Contato: hqemfoco@hqemfoco.com.br

Sites: www.hqemfoco.com.br/nanquim e http://escola-hqemfoco.blogspot.com

mario-cau.jpg

Essa edição se passa num só dia, durante as REFEIÇÕES das personagens: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanchinho da madrugada. Em meio a comidas e conversas, teremos Sandra tentando convencer Ju a virar vegetariana, o retorno de Marina, uma antiga amiga de Ju, a aparição de sua irmã mais nova, Sandra com ciúmes de Marina, Tuba perdido no meio de tantas mulheres, Ju vendo seu cachorro na comida e falando a respeito de sua dieta favorita, lamentos amorosos e uma série de pequenas sequências na revista onde aparentemente nada acontece, mas um bocado de coisa é dita.

A história pode ser lida mesmo por quem nunca viu as outras edições, pois ela se completa nesse mesmo número. De qualquer forma, quem quiser conhecer a série, pode ler a primeira edição gratuitamente no site do Quarto Mundo: http://4mundo.com/2009/06/nanquim-descartavel-01-capa

 

Para mais imagens e meiores informações:

http://escola-hqemfoco.blogspot.com

19/08/09: Café Espacial

A Café Espacial é uma publicação independente que reúne histórias em quadrinhos, literatura, música, fotografia, entrevistas e tudo o mais que existe de realmente bom nessa vida.

A revista é fruto de um esforço coletivo, onde todos os envolvidos colaboraram de maneira direta e sem visar o lucro, enfatizando apenas a divulgação da cultura. 

Contando com a colaboração de grandes e premiados artistas e profissionais da área (como Fábio Lyra, Jana Lauxen, Laudo Ferreira, DW, Samanta Flôor, Mario Cau, Ebbios, Daniel Esteves, entre outros), a Café Espacial faz parte do coletivo de quadrinhistas independentes Quarto Mundo.

A publicação surgiu em outubro de 2007, e até o momento atingiu quatro edições, obtendo boas críticas e destaque na mídia.

Em 2008 a Café Espacial foi premiada com o Troféu Bigorna, como Melhor Publicação Independente, e acaba de ganhar o Troféu HQMix 2009, como Melhor Publicação Independente de Grupo.

Mesmo sem contar com nenhum tipo de patrocínio ou apoio de terceiros, a equipe da revista continua a consolidar suas ideias e a batalhar para conquistar seu espaço no mercado editorial, sempre contando com um leque de colaboradores selecionados.

E então? Vai querer com ou sem açúcar?

3.jpg

 (#03 / Capa: Fábio Lyra / + informações)

Mais informações, acesse o site da revista:  http://www.cafeespacial.com