Arquivos de Entrevistas.

Beto Canales: Eles aparecem do nada e sentam ao meu lado. publicado 03/11/2009

beto-canales-entrevista-2.jpgSe o autor escrever um bom livro e ficar sentado na frente da TV esperando se tornar um best seller, estará fadado ao fracasso. Os meios de comunicação protegem os seus e dificultam para quem chega de fora. Ou seja, tem que “pelear”, correr atrás e não deixar por menos. Fazendo isso e esquecendo os luxos e supérfluos, o autor vive da literatura sim. Ou seja, ele terá uma vida como qualquer operário mal pago que existe por aí.

Jana Lauxen conversa com Beto Canales.

» Leia mais...

Jana Lauxen: Precoce? Eu? Estou é atrasada! publicado 19/08/2009

jana-lauxen-divulgacao.jpgEscrever, para mim, é fundamental, seja no Brasil, seja no outro lado do oceano.
Porém, aqui, nosso maior problema é o descaso total com a arte e seus artistas e isso (é muito importante ressaltar) não é somente responsabilidade do governo ou das editoras, mas da população toda.
É comum encontrarmos pessoas que acham caro um livro custar 30 reais, mas pagam 200 por uma calça sem reclamar.
E não me refiro aqui ao povo pobre e analfabeto (estes eu até compreendo), mas à classe dita intelectualizada, formada em universidades particulares, que viajam todo ano para a Europa.
É bem trágico – para não dizer cômico.

Beto Canales conversa com Jana Lauxen.

» Leia mais...

Martha Medeiros: Tudo que Eu Queria te Dizer publicado 25/01/2009

mmt.jpgO mercado editorial não deve brigar com o blog, e sim aliar-se a ele, buscar novos autores, as tais “agulhas” no palheiro. Acho que dá pra conviver, mas não tenho bola de cristal, não sei se a internet vai ser o predador do livro. Espero que não. Há blogs de pessoas conhecidas que eu gosto, como o do dramaturgo Domingos de Oliveira e o do jornalista Zeca Camargo, mas dedico um tempo limite para ler textos na tela do computador, mais que isso não consigo.

Beto Canales conversa com Martha Medeiros.

» Leia mais...

Rui Silvares publicado 15/12/2008

silvares.jpg“Lá bem no fundo, a arte foi sempre uma coisa de elites, negócio dos poderosos. Pelo menos aquela Arte, com “A” grande, que vem nos livros de história mais coloridos. Os artistas produziam em função de encomendas, fosse para os faraós do Antigo Egipto ou para os Papas da Renascença italiana. O povo era parte estranha ao processo, fazia o papel de basbaque, olhando sem compreender, na maioria das vezes.”

Beto Canales entrevista o Artista português Rui Silvares sobre “A”rtes e “a”rtes entre outras pinceladas.

» Leia mais...

Wry: Mário Bross publicado 31/01/2008

mc.jpgSou meio “naive” a qualquer tipo de sofrimento ou dificuldade. Posso parecer louco, mas sou assim. É como se eu não entendesse sofrer do mesmo jeito que a maioria entende. O rock alternativo no Brasil não é visto como algo antigo e experiente, é novidade ainda. Eu vejo uma mudança muito grande acontecendo desde 2001 e o ápice disso tudo foi o CSS ter estourado no mundo. Eu acho fantástico. As vezes, as pessoas reclamam demais.

Zan entrevista Mário Bross, vocalista, letrista e compositor do Wry.

» Leia mais...

Imigrantes, o Reino Precisa Deles publicado 29/07/2007

pl1.jpgEu concordo que a maioria das pessoas na Grã-Bretanha hoje não apoiariam uma fronteira-livre, mas isto não significa que atual controle de imigração é justificado. Nós deveríamos continuar fazendo campanhas contra eles de forma que um dia esta migração seja abolida. Além do mais, abolir a escravidão ou mulheres conquistando o voto, parecia ser um sonho impossivel mas eventualmente se tornou realidade.

Zan entrevista o autor de Immigrants: Your Country Needs Them Philippe Legrain.

» Leia mais...

Culture is Our Weapon publicado 12/07/2007

pn.jpgPara ser honesto, qualquer que sejam meus sentimentos sobre a situação dos direitos humanos no brasil, eu não me acho, necessariamente, uma pessoa qualificada para escrever sobre isto. O que me excitou sobre a história do Afro-Reggae, no entanto, foi por ter dado voz à pessoas que geralmente não são ouvidas. Francamente, quem quer saber o que um Inglês sente sobre os direitos humanos no Brasil? É muito mais interessante e poderoso ouvir isto dos que estão vivendo no meio dos problemas.

Zan entrevista o romancista e autor de Culture is our Weapon Patrick Neate.

» Leia mais...

Literatura 2000 publicado 19/05/2007

ca.jpgHá aqueles que acham uma afronta a expressão ”literatura de blog” ou ”blogueiros”. Mas existiria definição mais pertinente para uma Clarah Averbuck, por exemplo? Pois bem, para não instigarmos apenas novos determinismos ou polêmicas infundadas e até cabotinas, convidamos os críticos literários e também escritores, Flávio Carneiro e Italo Moriconi, para um bate-papo sobre o que anda acontecendo na prosa brasileira contemporânea.

Flávio Carneiro e Italo Moriconi debate a nova geração de escritores.

» Leia mais...