Arquivos de Nonfiction.

O FANTÁSTICO MUNDO DAS COISAS publicado 19/08/2009

cardoso.jpgColher é um apetrecho TALHÉRICO muito esquisito desde criança e,
portanto, muito perturbado pelos coleguinhas na ESCOLA. Com a forma de
um GARFO DE LUVA levemente ACONCHEADO, a colher é um ser que cresce
para jamais sair do SUBALTERNO. Quando adolescente, serve para fazer
todo o trabalho duro; as mais PARRUDAS designadas para SERVIR os
pratos e as mais MIRRADINHAS ficam com a tarefa de CAVOCAR sobremesas
e sopas. Garfos e facas, que ficam sempre com o mais NOBRE da
refeição, deleitam-se com a situação e CAGAM NA CABEÇA da pobre
colher.

Por André ‘Cardoso’ Czarnobai.

» Leia mais...

Violino Encapsulado publicado 13/01/2009

leticia1.jpgHomem moderno quer ser moderno e mal conhece a lua, já aponta defeitos. Tudo diet. Hora diet. Humor diet. Cinema diet também. Francês para soar Proust. Inglês para ser Microsoft. Espanhol para concurso público e visita cidade grande, morrendo de medo de assaltante, mas vai. Desbravando bares e consumindo outro homem moderno, o homem moderno é incansável. Sofre em sua abordagem automotiva, lê e faz revisões de sua agenda vazia e o mundo se abre como flor em tempo certo. Diet, cosmos, híbrido e tangente de vetores. Deus criando sua concepção.

Por Letícia Palmeira.

» Leia mais...

Campanha Desacelera: Por Uma Vida Com Menos Pontos de Exclamação publicado 20/12/2008

janat.jpgVivemos dias em que até as plantas e os cachorros sofrem de estresse.

E por quê?

Porque perdemos a noção.

Porque passamos nossos dias olhando um relógio e correndo atrás dele, enlouquecidamente, abrindo mão de coisas importantíssimas para garantir um futuro que, na realidade, nunca vem com garantia nenhuma.

Por Jana Lauxen.

» Leia mais...

O Mito e o Pecado Contrário publicado 17/12/2008

leticia1.jpgCrianças caçando mitos em seus mundos longe de casa. Mulheres trabalham por mitos. Homens desejam mitos. Calados, transfigurados, imagens reveladoras do traço que não fizemos. Criamos, mas não nos pertencem. São mitos e nós somos mudos. Não somos donos nem de nossos pecados. Pecados lavrados, penhores para o futuro e anos a mais. Mitos no mundo que fora moderno e hoje envelhece turvo de tudo que já fora descoberto.

Por Letícia Palmeira.

» Leia mais...

Relaxa publicado 09/12/2008

rob1.jpgPelo amor de Deus! Deixem-me rir quando não posso, deixem-me não-saber-de-qualquer-coisa, deixem-me ficar sério e em silêncio quando acordo. Deixem-me dormir tarde-que-faz-mal-pra-saúde, deixem-me não gostar de futebol e de Ronaldinhos, deixem-me não saber usar martelos e pregos, deixem-me chorar quando ninguém está chorando ou rir na mesma proporção, deixem-me não achar graça de piadas e odiar contá-las.

Por Robson Schneider.

» Leia mais...

Existe Racismo No Brasil? publicado 24/11/2008

frodo1.jpgAcho inconcebível que em pleno século XXI, quando a grande maioria das pessoas já entendeu que a união é fator primordial para a paz no mundo, pessoas ainda pensem com a mentalidade de séculos atrás e utilizem palavras de ordem como “orgulho”, “unificação”, “luta definitiva”, “nossa raça” e etc. Há poucos anos, um homem utilizou-se dessas mesmas palavras para levar todo um país a uma catastrófica aventura militar. O nome dele era Adolf Hitler, lembra-se?

Por Frodo Oliveira.

» Leia mais...

Porque Você Não Adota Uma Criança? publicado 20/11/2008

jana.jpgImaginem se as famílias, ao invés de ter dois, três, quatro ou cinco filhos tivesse somente um –para viver as tais experiências consideradas por todos tão importantes e indispensáveis – e optasse por adotar o segundo, o terceiro, o quarto?
O problema do abandono estaria resolvido no Brasil.

Por Jana Lauxen, que estréia como editora da 3:AM Brasil com este texto conscientizado e muito inteligente.

» Leia mais...

O Outro Lado publicado 07/11/2008

cla.jpgAposto que você nunca parou para prestar atenção em um detalhe importantíssimo: a frase-chave das comissárias. “Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente à sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver ao seu lado”. Primeiro coloque a sua. De novo: primeiro coloque a sua. Não é egoísmo, não. Para ajudar alguém você precisa poder respirar.

Por Clarissa Corrêa.

» Leia mais...

Lágrimas e Dúvidas publicado 03/10/2007

mariorosa.jpgQuando Senhor verei a cor da saudade, sem nenhum sentimento de dúvida? Parece existir alguém de um poder maior, minha mente. Um complexo de inferioridade preso dentro dessa bolha enigmática do “eu”, que quando sai para o mundo, se transforma, iludido nessa eterna fantasia de se achar o melhor. Um conflito claro de alguém que está perdido. Mas sei que existe uma felicidade honesta e real quando estou seguro ao lado da imperfeição dela, minha flor e meu petróleo; me sinto útil.

Por Mário Bross.

» Leia mais...

Arte Empacada publicado 25/08/2007

ab.jpgNão é de hoje que a sociedade repele manifestações artísticas diferentes do já estabelecido e valorizado. Foi assim como o Impressionismo, no século XIX. A diferença é que agora o que chamam de vanguarda é sustentado pelo sistema, ou seja, é incoerente. A arte conceitual inaugura um nicho nas artes visuais que não pode se utilizar dos parâmetros tradicionais para estabelecer seu valor.

Por Adriana Baggio

» Leia mais...